Sabia que tem uma equipa 100% disponível para o ajudar? Envie-nos seu contacto e seja o primeiro a receber as nossas novidades.

Conselhos

Garanta uma decisão segura

na compra de um imóvel:

1º - Descubra a sua verdadeira motivação

Para dar inicio ao processo de decisão de compra, tenha como objetivo entender o motivo da mesma, isso ajudará a orientar a sua decisão.

Refletir e saber responder a esta motivação é crucial, pois a compra de casa surge normalmente associada a um investimento ou a uma necessidade numa determinada fase de vida, tal como: casamento, saida de casa dos pais, filhos, divórcio, mudança de trabalho, mudança de estilo de vida, entre outros. O importante é conseguir descobrir a sua verdadeira motivação.

2º - Decida que tipo de habitação pretende

Encontrou e confirmou o seu motivo para a compra. É então o momento de decidir o que vai comprar, deve refletir sobre qual o tipo de habitação que quer comprar.

No caso de ser para habitação própria, é aconselhado listar as necessidades e desejos. Liste 2 a 3 necessidades prioritárias que imperam na sua decisão, e reflita sobre os seus principais desejos. A partir desse momento, já terá uma visão objetiva do que pode ser a casa que procura pois já identificou o que realmente precisa e agora sim, vai ver que se tornará mais consciente, objetivo, menos receoso e mais eficiente na escolha.

3º - Investimento e Financiamento

Todos temos um limite de fundos próprios para uma aquisição, assim sendo, será importante avaliar se necessitamos de financiamento. Contabilize as despesas de aquisição e propriedade inerentes à aquisição de uma habitação: IMT, Imposto de Selo, Escritura, Registos e IMI (pago anualmente).

Caso opte por recorrer a financiamento bancário, a escolha das condições será bastante importante, verifique: o spread (margem que o banco coloca a mais sobre a taxa de juro Euribor), a taxa de juro (variável ou fixa) e sobretudo, avalie se a prestação proposta para a aquisição é cumprível e confortável face ao seu orçamento familiar.

Porquê comprar uma casa em planta?

Principais Vantagens

Comprar um imóvel em planta possibilita ao comprador uma redução no preço e o pagamento diluído durante todo o período, desde a data de compra até à finalização da construção e a consequente escritura do imóvel.

Comprar um imóvel na sua fase de construção tem habitualmente uma vantagem financeira em relação à aquisição de um apartamento novo, pronto a entrar. Geralmente esta vantagem torna-se efetiva a partir da data da escritura.

Estar entre os primeiros compradores, oferece uma maior possibilidade de escolha entre a oferta disponibilizada, permitindo-lhe uma melhor adequação ao que efetivamente procura.

Possibilidade de personalizar alguns acabamentos interiores do imóvel. Na Nexity, a compra em fase de construção permite algum nível de personalização dos apartamentos no que diz respeito aos seus acabamentos interiores.

4 Passos para comprar casa em planta

Passo a passo

Acordo de Reserva

Formalização de interesse de compra através do depósito temporário de um determinado valor. Confere o direito de reservar o imóvel, retirando-o do mercado por um período de tempo.

Contrato Promessa Compra e Venda (CPCV)

Formalização de compra do imóvel, através do pagamento de um sinal e regulando os direitos e obrigações entre as partes envolvidas (comprador e vendedor).

Reforços de sinal

Pagamentos efetuados entre a assinatura do CPCV e a realização da escritura pública de compra e venda (EPCV), correspondentes a uma percentagem do valor de compra do imóvel e que se encontram calendarizados e estipulados no CPCV.

Escritura de compra e venda

  • Realiza-se no momento em que a construção do imóvel está finalizada e o mesmo se encontra licenciado.
  • É pago o valor que se encontrar por liquidar até àquele momento e o promitente comprador passa a ser o legitimo proprietário do imóvel conferindo-lhe o direito de o ocupar, arrendar ou vender.
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.